sábado, 25 de janeiro de 2014

Como fazer para trabalhar na Disney e Pixar?

Olá! O post hoje é a pergunta de um sonho que retornou depois de assistir Frozen.
Como faço para trabalhar, nem se for limpando os desenhos, nas animações da Disney e Pixar?
Minha mãe falou para eu parar de sonhar, tá eu tenho 27 anos, mas tem muita gente que ainda pode sonhar, aliais, eu ainda posso sonhar. Uhnf.

Eu sigo dois blogs de duas pessoas que trabalharam no filme Frozen, e é tão legal ver eles falando sobre isso!

A Brittney Lee, (http://britsketch.blogspot.com.br/) eu já a seguia antes de ela começar a trabalhar com a Disney, ela faz uns trabalhos de recorte em papel maravilhosos! E os dois últimos posts dela é falando sobre Frozen, a pesquisa, o que ela fez durante um mês e como foi o trabalho.





E o Bob Pontilhas, (http://bobbypontillas.blogspot.com.br/) eu também já seguia antes dele trabalhar em frozen, mas no perfil dele sempre esteve falando que ele trabalha para a Disney, ele começou a falar sobre Frozen bem antes da Brittney, ele trabalhou nos personagens. Isso é tão legal!! *o*
Ele ajudou na criação do monstro da neve *o* Ele também trabalhou no Detona Ralph e em  Rio!



Esses dois são exemplos que eu "conheço" e acompanho!

E eu fui na internet pesquisar como trabalhar na Disney, será que é tão impossível assim?

E achei o seguinte site: http://www.animation-animagic.com/

Que tem uma matéria de Celbi Pegoraro, ele escreveu um livro sobre a relação da Disney com o Brasil.
Nessa matéria, http://www.animation-animagic.com/colunas.aspx?idConteudo=534, podemos ler sobre esse livro que ele fez, "Disney no Brasil, como tudo começou.".

Mas ele também escreveu uma outra matéria para o mesmo site, com o título "Como ser um animador". Ele levantou algumas dicas: (http://www.animation-animagic.com/prod.aspx?idConteudo=980)

1- Portfólio, esse é essencial para todos os tipos de artistas, mesmo aqueles que não querem ir para Disney, porque o portfólio é a apresentação de seu trabalho, e o objeto que mostra o que você faz e como faz.

Ele coloca o seguinte na matéria: "o artista precisa dominar uma série de talentos artísticos para merecer uma chance num grande estúdio"

Então se você quer trabalhar em um grande estúdio, é treino, prática, melhorar sempre, cursos e se você quer uma área específica, se especialize, pois a técnica é importante, claro que já tem aqueles que nascem com o talento.

2- Trabalhar na área, currículo, aqui no Brasil é bem difícil, mas tem empresas pequenas de animação, então se especialize, e saia distribuindo currículos!

3- O estudo, muitos fazem desenho industrial, animação,  cinema. No RJ temos a PUC.

Um dos curso oferecidos no RJ para quem quer se especializar em animação é o da PUC:
 http://www.cce.puc-rio.br/sitecce/website/website.dll/folder_curso?nCurso=animacao

Ele lista na matéria também alguns cursos fora do âmbito acadêmico no Brasil e alguns cursos no exterior, vale a pena  dar uma olhada lá na matéria. (Já coloquei o link ali em cima)

Na matéria também tem um texto que foi colocado no site da Disney na época do lançamento do filme Fantasia, nesse texto fala que o animador é tão importante quanto aquelas pessoas, que fazem os cenários, compõe as imagens, que pintam, que controlam o fluxo da cena. (Olha quanto trabalho uma animação gera!)
Fala que para aquele que quer seguir a carreira de animador é necessário entender todas as funções artísticas (ou seja comece de baixo e vá aprendendo todas as funções) E que o artista verá que ele se adaptará mais em uma função do que em outra (afinal cada um tem um dom ou uma afinidade), mas que o artista deve ter uma boa fundamentação em desenho. (ou seja, o básico: tem que saber desenhar XD)

"Além das habilidades em desenho, também é aconselhável dominar design, composição, perspectiva, cor e criação de efeito de profundidade através do uso de luz e sombra. Isto deve ser uma conquista a longo prazo, consumindo vários semestres de trabalho contínuo."

Fala também que animação é um meio cinematográfico e que precisamos ter o mínimo de conhecimento sobre isso, além do conhecimento tecnológico (saber mexer do computador e programas, cursos já!)

E termina com esse belo parágrafo: "Animação é um esforço de equipe. Ter a capacidade de trabalhar em conjunto e comunicar idéias eficazmente será de grande valia, junto com seu esforço artístico. Os funcionários mais promissores para qualquer estúdio são aqueles que combinam habilidades artísticas, uma forte ética de trabalho e capacidade de colaboração com outros artistas, de modo a alcançar os melhores resultados possíveis em design, concepção e animação."



Fácil? Não. Mas o que é fácil nessa vida? Se é um sonho vale a pena correr atrás, praticar, montar portfólio, fazer cursos, se especializar, enviar currículos e tentar a sorte! Ufa...
E lógico não podemos esquecer! Temos que falar inglês!!!

Então aqui vai o link dos sites da Disney e Pixar, aonde podemos dar uma olhada sobre o trabalho, carreira, e como entrar em contato:

http://thewaltdisneycompany.com/disney-careers
http://www.pixar.com/careers/Creating-a-Demo-Reel

A matriz da Disney no Brasil fica na: Avenida Das Nações Unidas, 12551, 10° andar,São Paulo.


(Para quem sabe inglês essa matéria sobre o design de Frozen é bem legal: http://blogs.indiewire.com/animationscoop/frozen-preview-designing-arrendelle)


Gostaram do post? Foi útil?


30 comentários :

  1. OOOooOOOPA!!!! Marthenha bora ir para a Disney ? Vai lá, desenha muito e me manda um convite pra ir visitar o lugar que vc trabalha que irei babar em tuuudo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaaa adoro desenhar e curto ainda mais animações principalmente em 2D adoro vou me esforçar para trabalhar nessa área e realizar meus objetivos

      Excluir
  2. Martha... PÁRA TUDO!!! vc me respondeu exatamente o que gostaria de saber pois ao retornar do cinema e ver esses espetáculo de Frozen fiquei louca pra descobrir como realizar aquilo !! Nossa que alegria! Puxa vida... bjo e sucesso hein?! FB
    ჱ ܓ.mąરy ੴ......
    http://parlandodellarte.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Que bom Mary que o post ajudou! Também foi o que me perguntei quando sai do cinema hahaha.
    Obrigada pelo comentário! =*

    ResponderExcluir
  4. NO Blu Ray da Pequena Sereia eles explicam como fazer isso. Inclusive eles informam o site para receber currículo.

    ResponderExcluir
  5. Eita vamos lá nem sei se vai ler meu comentario mas tava aqui pesquisando mais sobre profissões e isso tirou minha duvida por completo quero ser animadora, post sensacional e blog sensacional, amei <3

    ResponderExcluir
  6. Sou animador em um estúdio Brasileiro e estamos produzindo um desenho animado para o canal Disney XD. Bóris e Rufus. Tenho 23 anos e estudei Animação na universidade federal de santa catarina. Recomendo a universidade para quem gosta de animação. Acabou de inaugurar um dos maiores estúdios de captura de movimento da América latina. Existem matérias em 2d e 3d. Recomendo as de 3d! E pra quem quer começar a estudar já, comprem o livro Animator's Survival Kit, que já possui versão em português também! Bons estudos! E vamos animar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal. Muito obrigada pela dica.

      Excluir
    2. Quanto ganha um animador de desenhos da Disney

      Excluir
    3. O google me respondeu o seguinte:

      Salário mensal de Ilustrador/animador de Walt Disney Animation Studios. Os salários de Ilustrador/animador na Walt Disney Animation Studios estão entre R$10.953 e R$11.730.

      Excluir
    4. Em questoes de salário me parece que a Pixar paga muito mais que a Disney, correto?

      Excluir
    5. Já tem outros dados que estão maiores, cada site informa diferentes coisas, não da para saber o certo ... Tenha certeza que o salário de ambas é muito maior segundo pessoas / artistas que trabalham lá e são brasileiras.

      Excluir
  7. Oi, Martha. Adorei seu trabalho. Patabéns! Continue sonhando.

    Sobre o texto, me identifiquei demais demais demais. Porque eu sonho muito em trabalhar na Pixar, Disney...sei lá. Isso estava adormecido, mas depois que minha filha nasceu, e eu voltei a ver filmes da Disney, lembrei como eu amo desenho e desenhar. O pior é que tenho 34 anos e fiquei anos sem desenhar porque me achava ruim. Até que faz dois anos que deixei de besteira e voltei a pintar e desenhar. Mas ainda tenho muito trabalho a fazer, aprender, desenvoler... Para aDisneu, já tá tarde, hheheh. Mas é mais forte que eu, continuo sonhando (é tanto que vim parar aqui no seu blog). Mas ao menos estou voltando aos pincéis =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, me tornei mãe tb e desde sempre amei desenhar, agora tenho que me organizar para conseguir desenhar. Mas não vamos desistir, porque faz bem pra gente. 😊

      Excluir
    2. Não mesmo! E seremos a inspiração dos pequenos =)

      Excluir
  8. Sempre quis trabalhar com ilustração em alguma empresa grande de jogos ou de filmes... Mas, apesar de desenhar muito bem, sempre vi essa possibilidade como algo muito distante. Vou aproveitar q acabei de terminar o Ensino Medio, pra me aprofundar mais sobre o assunto,e praticar mais também.
    Aliás, gostei muito do seu trantrab, Martha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso ai! A prática leva a perfeição, que nunca paremos de procurar o conhecimento e que possamos crescer constantemente!
      Obrigada, continuo praticando para um dia eu chegar no meu ideal!
      Obrigada.

      Excluir
  9. Tenho um sonho forte dentro de mim em ser ilustradora faço personagens a história toda em minutos imagino tudo e coloco na ponta da caneta desde que tinha 5 anos desenho mais como muitos aqui e um sonho distante e infelizmente no Brasil e uma area que nao e tão explorada vamos sonhar meu povo faz bem a alma

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não desista, se outras pessoas podem, vc tb pode!!!!
      Procura os cursos técnicos em animação.

      Excluir
  10. Eu tenho 16 quero fazer animação na Disney um dia, eu sou bom em inglês e sei até que sei desenhar mas assim.... eu não sei animar�� mas quero treinar e ver um dia meu nome nos créditos das animações da disney tbm quero fazer meu próprio desenho animado...

    ResponderExcluir
  11. Não desista, se outras pessoas podem, vc tb pode!!!!
    Procura os cursos técnicos em animação.

    ResponderExcluir
  12. Adorei seu post, muito obrigado me ajudou muito, ainda tenho um caminho muito complicado pela frente, mas meu sonho é a disney e eu n sou alguém que vai desistir facil disso, muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso ai! Pensamento positivo sempre! Vamos continuar praticando, procurando conhecimento, crescendo e um dia alcançaremos nossos objetivos!
      Abraços

      Excluir
  13. Claro! Não desista! Continue se empenhando e estudando, fazendo cursos e claro divulgando seu trabalho!

    ResponderExcluir
  14. Mas às áreas posso trabalhar de diretor geral o melhor jeito é enviar pelo site ou eu tbm posso ir até lá e entrega

    ResponderExcluir
  15. Amei tudo!!! Sei que já faz tempo essa postagem mas obrigada pelo incentivo!🎉😍

    ResponderExcluir

Share on Tumblr