


Dizem que os livros de Leon Denis são difíceis de ler por sua linguagem complexa... realmente, mas esse é tão bem explicado, e é sobre um assunto pouco abordado mas muito importante, que é a arte.
Demorei para pegar o ritmo do livro e desandar a ler, cheguei a pegar umas 3 vezes e parava sempre na mesma parte.
Bem... vou colocar aqui alguns trecho que achei interessante, algumas que anotei, mas lógico que tudo que é falado no livro é interessante.
“Dissemos que o objetivo essencial da arte é a procura e a realização da beleza; é, ao mesmo tempo, a procura de Deus, pois que Deus é a fonte primeira e a realização perfeita da beleza física e moral.”
“Se passou sua existência em um determinado país, a ele retornará. Se passou uma existência anterior em outro país, a ele será atraído, instintivamente, por suas lembranças.”
“ A literatura e a oratória também são formas de arte, meios poderosos de fazer o pensamento brilhar em nosso mundo.”
“Na Terra, é pelo pensamento, oral ou escrito, que se comunica a fé e que se instruem os homens. Porém no espaço, nos dizem os nossos guias, a música é a Expressão sublime do pensamento divino.”
“O estudo da arte e suas realizações nos impregnam pouco a pouco, de esplendores do universo.
Raios de luz e cores, sons e perfumes estão ligado por um encadeamento, uma espécie de escala da qual cada nota representa uma soma particular de vibrações que constituem em seu conjunto, uma unidade perfeita. Se a ela se juntam as formas e as linhas, essa unidade se tornará a lei geral do belo, e a arte em suas múltiplas manifestações, terá por objetivo reproduzi-las.”
“ Viver é sempre subir, é sempre crescer, sempre acrescentar em si o sentimento e a noção do belo.”
“As grandes obras só se elaboram no recolhimento e no silêncio a custa de longas meditações e de uma comunhão mais ou menos consciente com o mundo superior.”
“A arte torna-se a forma mais sublime do culto prestado a dinvindade.”
“ O verdadeiro mérito literário, as qualidades de um belo estilo, consiste em provocar o pensamento, as reflexões do leitor, em lhe criar uma atmosfera mental que contribua para desenvolver, para enriquecer suas faculdades, suas forças morais.”
“ Sem dúvida fazer pensar é nobre, mas o que é mais meritório é elevar a alma em direção às alturas onde todas essas faculdades se desenvolvem na luz e no amor.”
“ É um fato indubtável que, quando o conjunto de rodas de uma máquina não se move continuamente, elas chegam a se cobrir de uma ferrugem que impede seus eixos de funcionarem regularmente. A ferrugem se traduz entre os seres organizados por uma influência dos caprichos e das esquisiticies inerentes aos meios inferiores, e, quando há excessos, pela influência das imperfeições e dos vícios.
É assim que se degenera o bem , mas ele pode reviver ao contato das fontes puras, assim como alguém que trabalhe em mecânica de precisão pode recolocar sobre seus eixos um instrumento que não funcionava mais.”
“ As radiações que atingem o perispírito são coloridas de tons infinitamente variados. Cada cor tem uma propriedade em particular, que dá uma sensação de bem-estar, de satisfação, que difere segundo a pureza, a homogeneidade de cada um.
“ Todos nós temos, na Terra, o mesmo órgão auditivo, no entanto que diferença de sensações experimentadas pelos ouvintes de uma sinfonia, segundo seu grau de cultura ou sua elevação psíquica.”
“ Platão diz ainda: A música é uma lei moral. Ela dá uma alma ao Universo, asas ao pensamento, um impulso à imaginação, um encanto à tristeza, a alegria e a vida de todas as coisas. Ela é a essência da ordem e eleva em direção a tudo o que é bom, justo e belo, de que ela é a forma visível porém surpreendente, apaixona e eterna.”
“ Toda a ascensão da vida em direção aos fastígios eternos, todo o esplendor das leis universais se resumem em três palavras: beleza, sabedoria e amor!
Alma gêmea da minhalma,
Flor de luz da minha vida,
Sublime estrela caída
Das belezas da amplidão!...
Quando eu errava no mundo,
Triste e só, no meu caminho,
Chegaste, devagarinho,
E encheste-me o coração.
Vinhas na bênção dos deuses,
Na divina claridade,
Tecer-me a felicidade
Em sorrisos de esplendor!...
És meu tesouro infinito,
Juro-te eterna aliança,
Porque sou tua esperança,
Como és todo o meu amor!
Alma gêmea da minhalma,
Se eu te perder, algum dia,
Serei a escura agonia
Da saudade nos seus véus...
Se um dia me abandonares,
Luz terna dos meus amores,
Hei de esperar-te, entre as flores
Da claridade dos céus...